Primeiro dia da reunião da equipe Ampliada das CEBs do Brasil.

28 de janeiro de 2022 by Luciano Lyra

“Qual a força que nos move e nos leva a caminhar?”

Teve início nesta noite, 27 de janeiro, a reunião da Equipe da Ampliada Nacional, que se desdobrará em refletir sobre a caminhada das CEBs do Brasil e  também  preparar o 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, que acontecerá em Rondonópolis entre os dias 18 e 22 de julho de 2023. A reunião se estenderá até o dia 30 de janeiro no formato online, reafirmando o cuidado com a vida é, para nós, um imperativo. A reunião conta com a presença de representantes das CEBs dos 19 regionais, assessores e bispos referenciais das CEBs na CNBB.

 A reunião da ampliada nacional das CEBs é um encontro de pessoas que querem refletir e dar encaminhamentos a este serviço de animação e fortalecimento das nossas comunidades, para darmos passos na construção de uma Igreja em Saída na busca da Vida Plena para Todos e Todas, compromissados desde o   batismo com a ação evangelizadora da   Igreja.

A Equipe de Liturgia e Animação iniciou o encontro com uma bonita e significativa celebração em torno do Evangelho de São Lucas 4, 21-30, convidando os participantes a se perguntarem: “Qual a força que nos move e nos leva a caminhar?” Como uma mulher, que equilibra uma lata de água na cabeça, as CEBs do Brasil são convidadas a manterem o equilíbrio, a resistência, a profecia e levar vida pelas áridas estradas do tempo atual. Para cada passo uma força!

Dom Neri, promoveu uma reflexão, lembrando as palavras do Papa Francisco, imprescindíveis nesse tempo de polarizações, que levam ao extremismo. “Francisco quer uma igreja sinodal para o futuro. Uma igreja comunhão, participação e missão. Uma resposta para os novos tempos, uma igreja de inclusão das diferenças. O que deve ser a Igreja a partir de Jesus Cristo. Testemunho de coragem, de profecia, de envolvimento dos leigos e leigas, dos jovens, dos indígenas, das minorias, dos últimos (…) o programa de vida de Jesus é este: Evangelizar os pobres, proclamar a libertação dos presos, restituir a liberdade aos oprimidos. Criar novo céu e nova terra. Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas. Jesus em saída. Igreja em saída. Testemunho de coragem nunca pode faltar!

A seguir Pe. José Eder, administrador diocesano e coordenador do 15º Intereclesial acolheu os mais de 60 participantes, agradecendo a presença e participação na construção desse grande encontro. “O objetivo, nesta ocasião, é avaliarmos, partilharmos as atividades que realizamos até aqui, enquanto CEBs no Brasil e continuarmos projetando outras atividades em vista da animação das nossas comunidades e da realização do 15º Intereclesial. Gostaria neste momento, de partilhar com vocês alguns trechos da mensagem que fiz, por ocasião da 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral da nossa diocese, realizada em novembro do ano passado, na perspectiva de criarmos um elo de comunhão entre nós, membros da ampliada nacional das CEBs, com os cristãos e cristãs desta Igreja local, chamada Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.” 

A primeira noite da reunião ampliada contou ainda com a participação do assessor nacional Celso Pinto Carias, que apresentou uma reflexão sobre a natureza dos intereclesiais. A seguir as grandes regiões se reuniram, refletiram sobre o tema, indicaram possíveis caminhos para que os intereclesiais continuem sendo sinais a iluminar a caminhada do povo de Deus e a Igreja.

Desejamos que ao final destes dias todo esse bem querer e essa vontade de viver bem a comunhão, participação e missão, contando com as bênçãos da Santíssima Trindade, a melhor Comunidade, possamos dizer que estamos construindo um bom caminho.

Sigamos em sintonia e oração!

 Rinaldo Cardoso – Secretariado do 15º INTERECLESIAL

Fonte: CEBSDOBRASIL

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais