Processo da 5ª SSB é tema do Consep

“Estado para quê e para quem?” Este é o tema da 5ª Semana Social Brasileira (SSB), promovida pela CNBB e movimentos sociais, que esteve na pauta da sessão desta tarde, 28 de agosto, do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), realizada na sede da CNBB, em Brasília. A apresentação foi coordenada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, dom Guilherme Werlang, e do assessor, padre Ari Antônio dos Reis.

Dom Guilherme fez referência ao seminário das pastorais sociais, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, e que também tratou da temática da 5ª SSB. “Foi muito importante para avaliar e encaminhar os próximos passos, como também começar a coletar as sistematizações que devem chegar dos regionais, das dioceses, das pastorais sociais e dos movimentos sociais do Brasil”.

Na apresentação, o padre Ari fez questão de destacar que é preciso crescer na compreensão de como funciona a 5ª SSB. “É preciso reforçar a ideia de processo, e não um evento isolado”, afirmou. A Semana já é uma realidade nas dioceses e regionais, mas que ainda há dificuldades de articulação.

Neste sentido, foi apresentada uma proposta de alteração da data de realização do evento nacional, que está prevista para maio de 2013. A coordenação sugeriu que este evento seja transferido para setembro, para propiciar uma melhor participação dos movimentos sociais. A proposta foi aprovada no Consep, mas ainda dependerá de confirmação em outras instâncias da entidade.

Por fim, foram apresentados os subsídios produzidos até agora, e as novas iniciativas em vista da promoção da temática 5ª SSB.

Notícia da CNBB