Do dia 14 a 16 de abril, o Projeto Raízes Indígenas realiza o Seminário “ABC da Economia Popular Solidária”, para cem indígenas das etnias Tapeba, Pitaguary, Kanindé e Jenipapo Kanindé, no Hotel Meriodional em Fortaleza. Este Projeto é realizado pelo Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza e patrocinado pela Petrobrás.
O Projeto Raízes Indígenas tem o objetivo de fortalecer a capacidade de gestão das organizações e grupos dos Povos Indígenas, considerando a juventude indígena para uma produção e comercialização sustentável do artesanato e fortalecimento da identidade de seu povo, estruturando empreendimentos de economia solidária.
A Economia Popular Solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida.
Pensando nisso, o Seminário “ABC da Economia Popular Solidária” abordará noções introdutórias sobre o tema para os jovens participantes do Projeto Raízes Indígenas, através de palestra e oficinas abordando a História do Consumo Consciente e Responsável e Economia Popular Solidária e Cultura, além da exposição das peças que foram produzidas pelos jovens nas oficinas de artesanato, conforme programação em anexo.
Seminário “ABC da Economia Popular Solidária
Público: 100 jovens indígenas das etnias Tapeba, Pitaguary, Kanindé e Jenipapo Kanindé
LOCAL: Hotel Meridional. Av. Dom Manoel, 660 – Centro, Fortaleza – CE.
Contato: Lourdes Vieira 88771101/96517375
Por CDPDH