Em janeiro de 1991, surgia a possibilidade de criação de um novo regional na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Por mais de 30 anos, os estados do Maranhão e Piauí formavam o Regional Nordeste 4, entretanto, questões geográficas e financeiras contribuíram para o surgimento de um novo regional.
Primeiramente, a Província Eclesiástica do Maranhão foi chamada de Regional Norte 3. Alguns meses depois, coordenadores de pastoral e representantes de pastorais específicas, solicitaram, por expressiva maioria, a mudança de nome para Regional Nordeste 5. Embora geograficamente o Maranhão se assemelhe mais com a região Norte do país, pelas relações de ordem religiosa e social, identifica-se mais com a região Nordeste.
Sendo assim, no 09 de janeiro de 1991, em Assembleia realizada no Centro de Formação de Líderes se deu a instalação do Regional Nordeste 5 da CNBB. As palavras de ordem que permearam esta Assembleia foram articulação, integração, cooperação, coordenação e exigências de uma pastoral orgânica e de conjunto. O primeiro presidente do regional foi dom Paulo Eduardo Andrade Ponte, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, em 1991.
Em janeiro de 2025, a Igreja no Maranhão celebra 34 anos de existência e organização. O nosso atual episcopado e leigos atuantes em nossas diversas expressões missionárias, endereçaram mensagens para celebrar esta tão importante data, confira a seguir:
Momento de agradecimento
“É sempre uma alegria celebrar a vida, o testemunho das organizações que são na sua essência sinodais. Então, o nosso regional, sem dúvida, é um espaço para que todas as pastorais, os movimentos, as ações evangelizadoras, possam organizar regionalmente as suas ações e ser uma expressão, uma expressão da Igreja nos locais, nas paróquias, nas foranias e na diocese. Então, sem dúvida, é um momento de render graças a Deus por o regional ser organizado a partir das comunidades, a partir das bases e nessa organização responder às demandas religiosas, as espirituais, e também sociais. Um parabéns para o nosso Regional Nordeste 5.”
Dom Gilberto Pastana, arcebispo do São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB.
A Igreja no Maranhão, organizada e em comunhão
“Temos muito o que reconhecer louvar e agradecer a Deus, pela existência dos 34 anos do Regional Nordeste 5, que é a Igreja no Maranhão, organizada e em comunhão. O Regional fez com que a Igreja do nosso Estado assumisse as inspirações das conferências da Igreja da América Latina que fez a opção pelos pobres e pelos jovens. Também para concretizar as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja do Brasil.
Graças ao nosso Regional, foi possível realizarmos 14 romarias da Terra e das Águas no Maranhão e 10 romarias das Juventudes. Também nós temos uma Igreja muito unida que procura na hora certa dialogar com as autoridades, em defesa do povo. E ao mesmo tempo animar nossas pastorais para que possam cada vez mais seguir o discipulado de Jesus.
Temos um plano de pastoral que orienta a caminhada da Igreja e assim nós podemos constatar que é um Regional muito atuante, muito vivo, que é referência para a Igreja do Brasil”.
Dom Sebastião Bandeira, bispo diocesano de Coroatá, foi presidente do Regional Nordeste 5 de 2019 a 2023.
Saiba mais em: www.cnbbne5.org
Fonte: CNBB.