Reitor do Santuário franciscano de Canindé participa do XXV Encontro Nacional de Reitores

Frei Gilmar Nascimento, OFM, reitor do Santuário de Canindé (CE).- Foto: arquivo pessoal.

Frei Gilmar Nascimento, OFM, reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, está participando do XXV Encontro Nacional de Reitores de Santuários, que começou na segunda-feira, 19 de agosto, no Convento da Penha, em Vitória, Espírito Santo.

O evento, que se estenderá até o dia 23, reúne reitores de Santuários de todo o Brasil para refletir sobre o tema “Da Misericórdia à Esperança: Santuários do Brasil a Caminho do Ano Jubilar” e o lema “Na Tua Palavra depositei a minha esperança” (Sl 119,81).

Participantes do XXV Encontro Nacional de Reitores de Santuários brasileiros. – Foto: divulgação.

O coordenador do encontro, padre Eduardo Catalfo, Missionário Redentorista, destacou a acolhida calorosa da fraternidade franciscana e afirmou: “Já há 25 anos, os reitores de santuário do país todo se reúnem para pensar a identidade, a missão, o projeto de cada santuário. E o que vemos aqui no Santuário da Penha é uma delicadeza, um acolhimento com o povo de Deus, a alegria de viver a fé, de proclamar o evangelho.”

Reitores de alguns Santuários cearenses. – Foto: arquivo pessoal.

A iniciativa proporciona uma oportunidade significativa para os reitores discutirem o papel dos santuários no fortalecimento da fé e na preparação para o Ano Jubilar, promovendo a renovação espiritual e a missão evangelizadora da Igreja no Brasil.

Santuário de São Francisco das Chagas

O Santuário de São Francisco das Chagas, localizado em Canindé, Ceará, é um dos maiores centros de peregrinação da América Latina e o principal destino de romaria franciscana no Brasil. Dedicado a São Francisco, o santuário atrai milhões de fiéis anualmente, especialmente durante a romaria que acontece de 24 de setembro a 4 de outubro.

Texto: Thiago Ribeiro – Serviço de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza.