Relatório informativo do encontro arquidiocesano de coordenações e representações do ministério dos coroinhas – 11 de Maio de 2013
O Núcleo de Articulação Diocesana dos Coroinhas, como é de compromisso particular do mesmo, vem por meio deste documento disponibilizar o relatório do ultimo encontro acontecido no dia 11 de Maio do corrente ano, na Casa de Formação Propedêutica da Arquidiocese de Fortaleza. Assim também, viabilizar a socialização das informações e demandas referentes ao Ministério dos Coroinhas da Arquidiocese de Fortaleza.
Estiveram presentes um total de 30 pessoas entre representantes e coordenadores dos variados grupos de coroinhas de nossa Diocese. Neste montante estiveram representadas 24 Paróquias das seis regiões episcopais metropolitanas e da Região Episcopal Serra.
Queremos também neste documento enfatizar a presença destes coordenadores e representantes que demonstram em sua responsabilidade o amor desinteressado pelo serviço do altar; registrar a presença do Pe. Mauricio Lopes da Paróquia da Sagrada Família, da Região Episcopal Serra, no Município de Ocara, que nos deixou o exemplo de um pastor que esteja próximo da vida de nossos coroinhas.
Ao mesmo tempo em que destacamos a necessidade de mais uma vez chamar a atenção do compromisso que deve ser feito a todos os outros coordenadores e representantes que ainda não apareceram nestes encontros a nível arquidiocese de interesse para todo Ministério dos Coroinhas. Estejam atentos aos próximos encontros.
O encontro do dia 11 de Maio iniciou com a acolhida no seminário propedêutico através de um café da manhã, posteriormente seguimos para a capela do seminário onde se estendeu para oração inicial e reflexão do Evangelho do dia que foi dirigido pelo Pe. Rafael.
Terminada o momento orante se seguiu para a leitura do relatório do encontro anterior, continuando logo em seguida com a pauta do encontro que se estendeu na organização e deliberação para a missa dos coroinhas que acontecerá no dia 03 de Agosto do corrente ano.
Apresentaremos a seguir as diretrizes e compromissos acordados neste encontro em relação a missa dos coroinhas que acontecerá na catedral no mês de agosto: após uma longa discussão, ficou decidido que cada coroinha ou grupo fica responsável por trazer sua garrafa de água, seu lanche, cuidando da limpeza do local, pois não será fornecida nem água, nem lanche na Catedral, devendo cada um de nós, zelar pelo ambiente, policiando para que nenhum resíduo esteja fora do local apropriado.
Foi também proposto um gesto concreto do Ministério dos Coroinhas para este dia da missa e ficou decidida a doação de alimentos não perecíveis, ou seja, cada coroinha que vier para a Missa dos Coroinhas deverá doar 1 kl de Alimento não perecível que será aludido no momento do ofertório. Em relação a isto, também foi acordado que estes alimentos doados serão no mesmo dia entregues a duas Paróquias com situações de extrema necessidade: Paróquia da Sagrada Família, no município de Ocara e a Paróquia de Nossa Senhora da Penha, no município de Maranguape.
Outros 50% dos alimentos arrecadados serão doados para o Condomínio Espiritual Uirapurú – CEU que exerce atividades em 20 instituições de assistência social em seus diversos seguimentos e que necessitam de ajuda para manterem os projetos de acompanhamento e acolhimento sócio-educativos existentes neste local.
Nos vale ressaltar que as paróquias beneficiadas e o Condomínio Espiritual Uirapurú – CEU tornam-se responsáveis para realizarem o translado das doações que deverá acontecer no mesmo dia, em seguida do término da liturgia como também deverão estar presente na missa para que possam simbolicamente receber as providencias no momento proposto do ofertório. Ficou também “amarrado” que terá um grupo que ficará responsável de receber estas doações e organizar a distribuição justa entres os beneficiados. O grupo de que se dispôs foi o grupo de coroinhas da Paróquia do Cristo Rei, mas se houver outro grupo que os queira ajudar, podemos abordar no próximo encontro arquidiocesano.
Socializamos a necessidade de um grupo do próprio ministério dos coroinhas para acolher, organizar a entrada e a direção dos variados grupos de coroinhas que irão chegar para nossa missa. O grupo que se prontificou com estas responsabilidades foi mais uma vez o grupo de coroinhas e acólitos da Paróquia do Cristo Rei.
Pensando na infraestrutura do evento e visando a melhoria de condições para cada um dos coroinhas que estiverem presentes, decidimos que seria necessário o aluguel de banheiros químicos e entrando em contato com a empresa que loca este tipo de banheiro obtivemos uma previa de orçamento que seria bem acessível para a realidade dos grupos de coroinhas de nossas paróquias.
Com isso ficou “fechado” com 21 paróquias e áreas pastorais, o aluguel de 21 banheiros químicos completos devendo estas paróquias com seus respectivos coordenadores e representantes dos grupos de coroinhas trazerem para o próximo encontro R$ 50,00 que será entregue sob a responsabilidade do Núcleo de Articulação Diocesana dos Coroinhas – NUARDICO que ficará incumbido de concretizar o contrato com a empresa referente neste aluguel de banheiros químicos.
Segue abaixo a relação das paróquias e áreas pastorais com seus respectivos coordenadores e representantes que dispuseram para o aluguel de banheiros químicos:
1. Paróquia Imaculada Conceição – Tiago e Fernanda;
2. Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração – Glauber
3. Paróquia do Perpetuo Socorro – Cláudio Santos
4. Paróquia Nossa Senhora da Penha – Alexandre;
5. Paróquia Jesus Maria e José – Romão;
6. Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Luciane;
7. Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Felipe;
8. Paróquia Nossa Senhora da Salete – Claudio;
9. Paróquia Mãe Santíssima – Junior
10. Paróquia São Pedro – Valéria;
11. Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração – Glauber Cavalcante
12. Paróquia Cristo Rei – Darlam;
13. Paróquia Cristo Redentor – Gielson;
14. Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Lucélio;
15. Paróquia Santo Antônio de Pádua – Edna;
16. Área Pastoral Nossa do Brasil – Marcos;
17. Área Pastoral Santa Terezinha – Paulo Roberto;
18. Área Pastoral São José – Paulo Ricardo;
19. Área Pastoral de São Francisco – Henrique
20. Área Pastoral Nossa Senhora das Graças – Lindinaldo
21. Área Pastoral do Santíssimo Redentor – André
Ressaltamos aqui a importância de todos que se comprometeram, de realmente cumprirem com o compromisso, para que possamos alcançar o sucesso do objetivo que foi elaborado em conjunto e em consenso.
Por fim, ficou assumido que o próximo encontro Arquidiocesano dos coordenadores e representantes de coroinhas irá acontecer no dia 08 de Junho, às 9h na Paróquia de Nossa Senhora da Salete, localizada na Rua José Façanha, 725 – Rodolfo Teófilo.
Segue abaixo algumas das direções que poderão facilitar vosso trajeto até o local do próximo encontro:
Para quem vem pelo Terminal do Papicu, o ônibus que passa em frente à Paróquia é o 032 – Av. Borges de Melo II.
Para quem vem pelo Terminal da Lagoa, o ônibus que passa em frente à Paróquia é o 085 – Lagoa/Aldeota.
Para quem vem do Centro e não passa por nenhum terminal, o ônibus que passa em frente à Paróquia é o 305 – Bela Vista/Humberto Monte. Este ônibus sai da Rua Pedro I no Centro da Cidade.
Enfim, pedimos que estejamos atentos ao próximo encontro das coordenações e representações de nossos coroinhas da Arquidiocese de Fortaleza que acontecerá no dia 08 de Junho, na Paróquia de Nossa Senhora da Salete, localizada na Rua José Façanha, 725 – Rodolfo Teófilo. Não esqueçamos! Não faltemos! Sua presença é de suma importância para o Ministério dos Coroinhas de nossa Diocese de Fortaleza.
Para outras informações, favor contatar com o Lucélio de Souza pelos telefones: 8780-6750 / 9930-0110 ou pelo e-mail do Núcleo de Articulação: [email protected].
Fraterno abraço a todos e todas.
São Tarcisio e Beato Adilo, Roguem por nós.
Por: Núcleo de Articulação Arquidiocesana dos Coroinhas – NUARCO