Foto: divulgação.
A Arquidiocese de Fortaleza receberá uma relíquia de 2° grau de São Francisco de Assis entre os dias 2 e 4 de outubro de 2024. A relíquia visitará a Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Otávio Bonfim, e o Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé.
O motivo da visita é a celebração dos 800 anos da impressão das chagas de São Francisco. Em 1224, após uma visão mística, São Francisco recebeu os estigmas de Cristo, feridas nas mãos, pés e lado, semelhantes às de Jesus na crucificação tornando-se a primeira pessoa a carregar essas marcas em seu próprio corpo.
A relíquia que recorda este evento histórico é um fragmento do hábito que São Francisco usava quando foi estigmatizado, proveniente do Monte Alverne, na Itália, onde o fato ocorreu. A relíquia será trazida por Frei Giuseppe Caro e Frei Martino Chiaramonte, da Província Toscana de São Francisco Estigmatizado, que estão em peregrinação por diversos países e estarão no Brasil de 3 a 8 de outubro.
Programação:
Dia 2/10
19h – Missa de acolhida na Matriz do Otávio Bonfim
20h – Veneração
Dia 3 (Santuário de Canindé)
8h – Acolhida na Praça Doutor Aramis e procissão
9h – Missa na Quadra da Gruta
10h30 – Visita e missa a matriz da Área Pastoral São Pedro, Alto Guaramiranga
13h30 – Visita ao Mosteiro do Santíssimo Sacramento
15h – Visita a Igreja matriz da Paróquia São José, Bela Vista e missa às 16h
17h – Retorno à Basílica onde ficará exposta toda a madrugada para veneração
Dia 4 (Santuário de Canindé)
7h às 8h – Visita ao Hospital São Francisco
9h – Missa Solene na Quadra da Gruta
16h – Encerramento da visita das relíquias na Basílica
Respostas de 2
Estou anciosa, por esta viva pra vê este momento tão lindo.Sou devota de São Francisco e moro aqui, com muito orgulho de ser uma canindeence.
O senhor fazei meu coração semelhante ao vosso 🙏🙏🙏