Representantes da Arquidiocese de Fortaleza participam do V Congresso Missionário Nacional, em Manaus (AM)

Foto: padre Levi Campos

A igreja brasileira vivencia até a próxima quarta-feira, 15, o 5° Congresso Missionário Nacional (CMN), em Manaus (AM) com a temática: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e como lema “Corações ardentes, pés a caminho”. A organização contabilizou 800 participantes de todos os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, na abertura do encontro, no último dia 10.

Da Arquidiocese de Fortaleza participam do evento, padre Francisco dos Santos (Pilar Ação Missionária), padre Francisco Levi Campos (Conselho Missionário Arquidiocesano) e Bruno Ferreira (Infância e Adolescência Missionária).

O Papa Francisco enviou uma carta para o Congresso Missionário expressou a sua alegria pela escolha do local ser na Amazônia. “ Desejo que as Igrejas locais desse imenso Brasil, com o coração ardente pela paixão de evangelizar, ponham os pés a caminho, proclamando alegremente a todos os povos o Cristo Ressuscitado”, pede o sumo pontífice.

“Participar do 5º CMN em Manaus é uma oportunidade de estarmos em comunhão com toda igreja do Brasil além fronteiras. Escutar o apelo da igreja, do Cristo que nos chama a sermos missão. E colocar em prioridade nossa responsabilidade pela evangelização vivendo a nossa vocação batismal de modo específico, onde mais necessita da presença da igreja”, afirmam os representantes de Fortaleza.

Diversas atividades estão sendo realizadas dentre elas, os painéis temáticos, que refletem sobre a dimensão missionária. Um dos pontos altos foi a Romaria dos Mártires que culminou com a celebração eucarística no mesmo lugar onde o Papa João Paulo II presidiu a santa Missa em 1980, quando visitou a capital do Amazonas.

“A missão tem duas paixões: Jesus Cristo e o povo, onde o maior presente a Deus na missão é a vida doada em favor de todos. Assim, a nossa igreja particular de Fortaleza é chamada diante dos desafios locais a gerar comunhão na missão aos confins do mundo, renovando sua identidade missionária e o seu protagonismo que vem do Espírito Santo”, expressam os congressistas missionários de Fortaleza.