Saiba como será o rito de posse e quem falará para Dom Gregório Paixão, OSB

Serviço das Celebrações Litúrgicas
Roteiro geral da Celebração Litúrgica de Posse de Dom Gregório Paixão, OSB

Celebração: 15 de dezembro de 2023
Entrada Solene do novo Arcebispo Metropolitan na Catedral Metropolitan de Fortaleza e Missa em ação de graças de Posse do novo Arcebispo de Arquidiocese de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB
Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza
Hora: 18h

1° Momento: Saída da Residência Episcopal com o novo Arcebispo, o Administrador Apostólico e o Bispo Presidente do Regional Nordeste I da CNBB – Ceará.
2° Momento: À porta da Catedral Metropolitana de Fortaleza – com a presença do Pároco da Catedral e o Colégio de Consultores.
Ósculo da Cruz e aspersão do povo com a Água Benta
3° Momento: Momento de oração silenciosa, do novo Arcebispo, na Capela do Ss. Sacramento.
4° Momento: Paramentação para a Missa na Cripta da Catedral
Presidente da Posse: Dom José Antonio Ap. Tosi Marques
Administrador Apostólico da Arquidiocese de Fortaleza e Arcebispo emérito
1º Momento: Leitura das Letras Apostólicas;
2º Momento: Entrega da Cátedra e do Báculo ao novo Arcebispo Metropolitano;
3º Momento: Saudação de alguns representantes do Clero e dos Leigos ao novo Arcebispo:
Membros do Colégio de Consultores, os últimos Vigários Gerais e Episcopais, Pároco da Catedral, Pe. Dom Marcos, OSB, representação da Vida Religiosa, representação dos Leigos, representação dos Seminários, algumas Autoridades públicas: Governador do Estado do Ceará e Prefeito Municipal da Cidade Metropolitana de Fortaleza.

Presidente da Celebração: Dom Gregório Paixão, OSB
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza empossado
Formulário Litúrgico da Missa pela Igreja local

Liturgia da Palavra

Liturgia Eucarística: um casal que foi resgatado da situação de rua da cidade de Fortaleza, e hoje vive na vida da Igreja e são engajados entregam as oferendas ao arcebispo.

Falas após a Comunhão:
Dom Magnus – Regional Nordeste I
Mons. João Jorge – Clero da Arquidiocese de Fortaleza
Sr. João Augusto – Leigos da Arquidiocese de Fortaleza

Respostas de 5

1. Vai ser um momento especial. Está super organizada. Parabéns a equipe organizadora.
    Não esqueça de citar a presença do Conselho Regional do Laicato Nordeste 1.
    Também do Conselho Arquidiocesano de Leigas e Leigos.

2. Bonita a cerimônia litúrgica de posse do novo Arcebispo de Fortaleza;
    So faltou o reconhecimento dos CONSAGRADOS SECULARES na Arquidiocese de Fortaleza.

3. Eu gostaria imensamente que na hora da oferta durante a celebração Eucaristia, pudesse ofertar um bouquet de Rosas, eu fiz assim com Dom Luís Soares Vieira em Manaus AM, quando receberam os Bispos das Fronteiras.

4. Seja muito bem-vindo Dom Gregório pela sua presença, nomeação, missão e ministério episcopal. Deus o abençoe e o guarde como Pastor deste imenso rebanho!

5. Muita Luz, Bençãos e Sabedoria a Dom Gregório Paixão, OSB, guiado pelo Divino Espírito Santo.