Santo Inácio de Loyola

Poucos santos tiveram uma influência tão vasta e profunda na história da Igreja como Santo Inácio de Loyola: ele marca uma época! Aqui, apresento alguns poucos traços de sua gigantesca figura. Inácio nasceu em Loyola, Espanha, em 1491 e morreu em Roma em31 de julho de 1556. Foi fundador dos Jesuítas (Campanha de Jesus) em 1534. Passou sua adolescência entre os pajens da corte real. Preferiu a carreira militar, mas quebrou uma perna durante a defesa do Castelo de Pamplona em 1521 A leitura da “Vida de Jesus” e “A Lenda Áurea” mudaram a escolha para a vida religiosa. Pendurou sua espada no altar no altar do santuário de Montserrat e depois passou um ano numa gruta de Manresa (1522-1523).

Foi em Manresa que ele escreveu a maior parte de seus famosos “Exercícios Espirituais”. Inicialmente foi para Jerusalém, mas foi obrigado a regressar à Espanha. Fez seus estudos superiores em Salamanca, Barcelona e Paris onde conseguiu o título de Professor de Filosofia. Em 1534 com mais seis companheiros fizeram um voto de castidade e de pobreza. Em 1537 foi à Itália onde ofereceram seus serviços ao papa. Foi em Roma que Inácio tomou a decisão de fundar um instituto religioso.

Assim nasceu em 1540 a “Companhia de Jesus”. A partir daí Santo Inácio não saiu de Roma. Foi em Roma que ele escreveu as “Constituições da Congregação” (1547-1550). Na data de sua morte a Companhia de Jesus havia chagado até a Índia, Japão, Alemanha, França, Espanha, Portugal e à Itália. Durante seu período em Roma Inácio escreveu muitas cartas e  uma Autobiografia. Terminou os Exercícios Espirituais e as Constituições da Ordem. Os membros da Sociedade de Jesus recebem uma formação humana e cristã sólida. Os Jesuítas têm uma espiritualidade de serviço e entrega às almas em qualquer parte do mundo. É uma das congregações religiosas mais admiradas e respeitadas no mundo. Santo Inácio morreu repentinamente em 31 de julho de 1556. Foi canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV. Declarado patrono dos Exercícios Espirituais por Pio X1 (1922-1935). Sua Festa é 31 de julho.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista