O Jubileu da Segurança, promovido pelo Santuário Arquidiocesano de Adoração, reuniu na noite dessa quinta-feira, dia 27 de fevereiro, representantes de diversas forças de segurança do estado do Ceará: Polícia Militar, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Defesa Civil, Guarda Portuária, Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, além das forças armadas: Exército, Marinha e Aeronáutica.
Todas as instituições presentes enviaram representantes, que participaram da programação com a Santa Missa e em seguida, a Adoração Eucarística, presidida pelo Pe. Wyradan de Sousa, CCSh, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Centro, Fortaleza) e ex-capitão da Polícia Militar do Ceará. O sacerdote renunciou à carreira para abraçar a vida religiosa. Participaram também, o Pe. Daniel Barreto, capelão militar do exército, o Diácono Permanente Cláudio Carvalho, delegado de Polícia Federal e os religiosos Sacramentinos do Santuário: Pe. Francisco Júnior Marques, SSS, Pe. Haroldo Alexandre, SSS e Pe. Toninho.
O Jubileu da Segurança contou, ainda, com o apoio de várias associações de militares, além da presença do vereador Tony Brito e da Dra. Socorro França, titular da Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Estado. Cada militar ofereceu algo do seu uniforme característico na Missa e recebeu um sinal de paz para ser usado. Pe. Wyradan conduziu o Santíssimo Sacramento e abençoou os que estavam presentes, transmitindo a todos uma palavra de paz e entusiasmo para a missão e vocação de cada profissional da segurança.
Por fim, a terceira mesa, da partilha e fraternidade, foi celebrada em nosso café restô Food Church, num clima de bastante descontração e alegria. Segundo a Tenente Kelvia Kelle da Silva, da 10ª Região Militar, a celebração foi um momento marcante no Jubileu 2025. “Estar aqui é rememorar a minha infância, foi aqui que fiz a minha primeira eucaristia, a minha primeira comunhão. Estar aqui representando o Exército Brasileiro, ao lado do capelão Barreto, me enche de gratidão”.
Jubileu 2025
Celebrado a cada 25 anos, o Jubileu é também chamado de Ano Santo e considerado o ano do perdão. O tema escolhido pelo Papa Francisco para o Jubileu de 2025 é Peregrinos da Esperança.
Este momento especial da Igreja Católica, iniciado oficialmente no dia 24 de dezembro de 2024, com o rito de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, vai durar até o dia 6 de janeiro de 2026. Roma espera receber mais de 30 milhões de peregrinos durante o período, segundo estimativas oficiais do Vaticano.
Historicamente, as origens do Jubileu estão ligadas ao Antigo Testamento, embora o primeiro ano santo oficial tenha sido proclamado em 1300 pelo Papa Bonifácio VIII, que levou uma multidão de 200 mil peregrinos a Roma.
A peregrinação aos lugares sagrados é um dos principais sinais do Ano Santo. Segundo a tradição, os fieis que visitarem as Basílicas Papais de Roma durante o Jubileu, poderão obter o perdão dos pecados e reconciliação.
Texto: Jornalista Jocasta Pimentel e fotos: Pascom Santuário Arquidiocesano de Adoração.