Romeiros participam de procissão com o Painel de São Francisco. Foto: Antônio Carlos Alves
Nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, o Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé, Ceará, celebra a 20ª edição do Dia do Romeiro, uma data de grande significado para os fiéis e para a cidade. Com o tema “Sou Romeiro, Peregrino da Esperança”, a festividade reúne diversos devotos que, com fé e devoção, participam de uma programação religiosa e cultural.
O Dia do Romeiro foi instituído em 2005, por meio de uma lei municipal, com o apoio do Santuário de São Francisco das Chagas. A data, celebrada sempre no dia 3 de fevereiro, foi escolhida estrategicamente para dar continuidade ao espírito de fé e devoção que começa com a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte, no dia 2 de fevereiro. Essa importante manifestação religiosa é uma das maiores do Ceará e serve como ponto de partida para a festa em Canindé, tornando o dia 3 um momento de encontro espiritual para romeiros de diversas do Nordeste brasileiro.
Romeiros e romeiras faz promessas, agradecimentos e orações na Basílica de São Francisco das Chagas. Foto: Rogério Sales
Programação do Dia do Romeiro 2025
A programação deste ano promete ser ainda mais especial, com uma série de atividades que envolvem a fé, a cultura e a história da devoção a São Francisco das Chagas. Confira a agenda completa:
- 6h – Missa na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
- 8h – Lançamento e exibição do documentário Romaria a Pé de Fortaleza à Canindé (Setor de Romarias)
- 9h – Celebração Eucarística pelo Dia do Romeiro
- 10h15 – Apresentações culturais, música ao vivo e sorteio de brindes na Casa dos Milagres
- 17h e 17h30 – Cine Romeiro com curtas metragens exibindo fatos históricos da devoção a São Francisco (Setor de Romarias)
- 18h – Santa Missa e Novena de Nossa Senhora de Lourdes na Quadra da Gruta
- 19h30 – Show cultural na Praça da Basílica
Além da intensa programação religiosa, o evento também contará com diversas apresentações culturais, música ao vivo e um show cultural que promete encerrar o dia com muita emoção e alegria. O Cine Romeiro, por sua vez, oferecerá aos fiéis uma oportunidade única de reviver a história da devoção a São Francisco e a trajetória dos romeiros que fazem essa peregrinação todos os anos.
Texto: Thiago Ribeiro/Serviço de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza