São Bonifácio

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, C.Ss.R

No dia 5 de junho de 2018 a Igreja Católica celebra a Festa de São Bonifácio. Ele faz parte da legião de monges que saíram das duas ilhas de Irlanda e Inglaterra para evangelizar o centro e norte da Europa. Ele é chamado “Apóstolo da Alemanha” por ter evangelizado uma boa parte daquela nação. Ele nasceu de uma família camponesa em Devon, Inglaterra, em 675. Foi monge beneditino, herdando dos monges um grande espírito missionário. Estudou nos mosteiros de Exter e Nurslong em Inglaterra e ordenou-se sacerdote em 705. Destacou-se por seus dotes oratórios e a ortodoxia  de seus escritos. Em 718 foi chamado para Roma pelo Papa Gregório ll e recebeu do Papa a ordem de pregar o evangelho na Baviera e em Hesse. Durante quinze anos pregou com grande sucesso e evangelizaram aquelas duas regiões. Também durante estes anos fundou vários mosteiros por homens e por mulheres.

Em 722 foi consagrado bispo em Roma e dez anos mais tarde foi designado arcebispo de Magúncia com o poder de consagrar bispos além do Reno. Durante os seguintes trinta anos conseguiu organizar a Igreja da Alemanha e de uma parte da França. Em todos estes trabalhos apostólicos ele enfatizou lealdade a Roma. Em 753 São Bonifácio aos  81 anos confiou sua arquidiocese à outro bispo para tentar, já no fim de sua vida, levar a fé na região norte da Europa, atualmente ocupado pela Holanda. Embarcou com aproximadamente cinquenta missionários através do Rio Reno. Aí eles continuavam evangelizando através pregações, celebrações de missas e batizados etc.

No ano 5 de junho de 754 alguns dos missionários encontram-se em Dokkum com São Bonifácio para administrar o sacramento da crisma, quando um bando de pagãos caiu sobre os missionários, matando os cruelmente. Se corpo foi sepultado em Fulda na Alemanha. Pouco antes de sua morte São Bonifácio escreveu uma carta aos seus missionários: “Não sejamos cães mudos, não sejamos sentinelas silenciosas, não sejamos mercenários que fogem do lobo, senão pastores solícitos que vigiam o rebanho de Cristo, anunciando o desígnios de Deus aos grandes e aos pequenos, aos ricos e aos pobres, aos homens de toda condição e de toda idade, na medida em que Deus nos dê forças”.

Fontes: Dicionário dos Santos, P. Santidrián e M. Astruga, Editora Santuário, Aparecida, 2004.
O Santo do Dia, Servilio Conti, Vozes, Petropolis, 1990.
Saint Boniface, Encyclopedia Britannia, 2016.