São João Paulo II: um santo que visitou o solo cearense

São João Paulo II no Estádio Castelão, em Fortaleza – Foto: Reprodução.

A Festa de São João Paulo II é celebrada em 22 de outubro, uma data que marca o início oficial de seu pontificado em 1978. Esse dia foi escolhido pela Igreja Católica como sua memória litúrgica, para recordar seu exemplo de santidade, sua missão evangelizadora e o profundo amor que ele demonstrou por toda a humanidade.

São João Paulo II, um dos papas mais influentes e queridos da história moderna da Igreja Católica, visitou o estado do Ceará durante sua primeira viagem ao Brasil, em 1980. Essa visita foi histórica e deixou um impacto profundo na fé dos cearenses, especialmente na cidade de Fortaleza.

O pontífice chegou a Fortaleza em 9 de julho de 1980, durante uma das mais longas viagens de um Papa pela América Latina. Em Fortaleza, ele celebrou uma grande missa campal no Estádio Castelão (agora Arena Castelão), com a presença de milhares de fiéis de todo o estado. Durante a celebração, o Papa destacou a importância da fé e da perseverança em meio às dificuldades sociais, especialmente num contexto de pobreza e desigualdade, temas muito presentes no Nordeste do Brasil.

A visita também foi marcada pelo carinho que o Papa demonstrou ao povo nordestino, com palavras de encorajamento e esperança. Ele saudou especialmente os agricultores e as comunidades que enfrentavam a seca e a dificuldade de subsistência, destacando o valor da solidariedade cristã. “Desapareçam a pobreza, a miséria moral e espiritual, a marginalização, e que todos os cidadãos se reconheçam e se abracem como autênticos irmãos em Cristo”, disse o Santo Padre em sua homilia no Estádio Castelão.

O santo é lembrado com grande carinho pelos cearenses, não apenas pela sua presença física, mas por seu legado espiritual, que continua a inspirar muitos na luta por justiça social e no fortalecimento da fé católica. Sua canonização em 2014 reforçou essa ligação com a comunidade católica do Ceará, onde ele é venerado como um santo que trouxe palavras de consolo e força para o povo.

A visita do então Papa ao Ceará se tornou um marco na história religiosa do estado, e até hoje é lembrada como um momento de grande devoção e união entre os fiéis.