Sejaf lança subsídio para as Catequeses Quaresmais nas Regiões Episcopais

Foto: Sejaf

O tempo quaresmal é um período propício para nos inclinarmos sobre as realidades profundas dentro de nossa alma e ao nosso redor. Nesse tempo, a Igreja nos convida a olharmos para dentro de si, colocar-se à disposição do Senhor e buscar a mudança de tudo aquilo que nos impede de estar mais perto dele. A quaresma é tempo oportuno de experienciar a misericórdia de Deus e retomar o projeto de sermos novos homens e mulheres para um novo mundo, sempre com os olhos no alto.

No Brasil, durante a quaresma, a Igreja propõe um tema a ser refletido e vivido dentro do caminho penitencial próprio desse tempo. Neste ano de 2024, inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). A Campanha da Fraternidade 2024 mostra a importância e urgência de aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferenças que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.

Conforme todos os anos, o Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza propõe que se realizem catequeses quaresmais nas regiões episcopais: encontros que promovam a oração, partilha da palavra, fraternidade e propostas de ação para a juventude. Pensando nisso, o Setor Juventude disponibiliza este material baseado na proposta da CF 2024 para nortear a vivência quaresmal das juventudes nas diversas realidades de nossa Arquidiocese. Queremos chamar atenção para a importância de vivermos um tempo voltado para a oração, jejum, penitência, caridade e serviço, sempre buscando fortalecer para os jovens a experiência de estar em comunidade.

Neste material, são propostos 4 encontros a nível paroquial e 1 encontro a nível de região episcopal. Os encontros paroquiais podem ocorrer semanalmente a partir da 1ª semana da quaresma. A celebração penitencial e o Momento Penitencial estão como propostas a nível de região episcopal na 5ª semana. Importante destacar que a quantidade, estrutura, sequência e metodologia dos encontros são apenas sugestões.

Cada equipe de articulação de juventude das regiões episcopais pode articular e orientar as representações de juventude a realizarem as catequeses quaresmais conforme suas realidades próprias, sempre em unidade com seus assessores eclesiásticos, vigários episcopais e paróquias. Os encontros a seguir são do material Cf 2024: Jovens na CF. Além deles, propomos também o roteiro de Celebração Penitencial e um roteiro de Momento Penitencial para jovens. Cada encontro está em sintonia com algum eixo de trabalho proposto no projeto Ao Seu Lado, que direciona a ação evangelizadora das juventudes no Brasil no triênio 2023-2025.

Faça o download do subsídio:

Fonte: Sejaf

Uma resposta

1. Um tempo quaresmal é oportuno para dialogar, meditar e refletir com os nossos jovens que procura viver e aproximar mais da nossa igreja com desejo de mudanças. Muitos já vivem engajados como igreja, reconhece a necessidade de vida em comunhão fraterna tendo como foco maior Nosso Senhor Jesus Cristo. Uns estão no processo de formação e aprendizagem do conteúdo da fé e pro isso participam desses encontros pra no futuro breve receber o sacramento da crisma. Outros perseveram na participação nos grupos de jovens, ou outros movimentos e pastoral de nossa igreja. O importante é dá oportunidade pra que eles se sintam igreja numa perspectiva de renovação. Viver como igreja, comunhão, participação e missão.