No período de 13 a 22 de março de 2015 acontece em Aracoiaba a 12ª Semana das Águas. A iniciativa é fruto da Campanha da Fraternidade de 2004 que tratava do tema da água. Com mais de uma década de caminhada, a Semana das Águas é um grito em defesa da natureza, especialmente de rio Aracoiaba que sofre com a poluição causada pelo lançamento de esgoto sem tratamento diretamente em seu leito.
Nestes tempos de seca e crise hídrica até na Região Sudeste do Brasil, o movimento da Semana das Águas é fundamental para sensibilizar, seja o poder público, seja a população em geral, sobre a importância de se preservar a água tão necessária à nossa vida.
O encerramento da Semana das Águas será no dia 22 de março com a Romaria das Águas na comunidade de Lagoinha – Aracoiaba. Na ocasião serão lembradas as histórias das mortes por fome e sede de três jovens durante a seca de 1915 em Aracoiaba. Segundo se conta duas das jovens vinham viajando e com muita sede, uma desmaiou no caminho. A que ainda tinha um pouco de força, seguiu em busca de água e comida. Chegou na beira do Rio Choró, numa cacimba e bebeu tanta água que não aguentou se levantar e morreu ali mesmo. A outra ficou esperando e morreu também. Uma terceira jovem, de nome Raimunda, vinha com um grupo de retirantes em busca da Serra Verde em Baturité. Não aguentando a fome e a sede, morreu e foi enterrada na localidade de Tabuleirinho, próximo à comunidade Várzea da Abelha.
Além de ser um momento de conscientização sobre a importância de se cuidar da água, o evento será também uma importante experiência de fé e devoção. Por isso convidamos todos os católicos de Aracoiaba para essa Romaria. No dia 22 de março na comunidade de Lagoinha, a caminhada começará às 7h da manhã e a Santa Missa às 8h30min. Vamos fazer este sacrifício de súplica e agradecimento a Deus para que nunca mais ninguém morra de fome ou sede em Aracoiaba.
Informações pelo telefone (85) 3337 1253.
Por Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Aracoiaba, Ceará