Semana do Migrante na Arquidiocese chama atenção para o cuidado com a “Casa Comum”

Roda de Conversa no Dia do Refugiado – Foto: SPM

A “Semana do Migrante” organizada pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma iniciativa anual que visa sensibilizar a Igreja e a sociedade sobre a temática da migração. Em 2024, a 39ª edição desse evento, que ocorre de 16 a 23 de junho, tem como tema “Migração e Casa Comum” e lema “Amplia o espaço da tua Tenda” (Is 54,2).

Abertura na Arquidiocese de Fortaleza

A abertura da Semana do Migrante em Fortaleza aconteceu no domingo, 16 de junho, com uma celebração na Igreja de Fátima. Esse evento reuniu agentes do SPM e migrantes, promovendo um espaço de celebração e acolhimento.

Abertura da Semana do Migrante na Igreja de Fátima – Foto: SPM

Programação Especial

Durante a semana, diversas atividades foram organizadas em diferentes locais, incluindo celebrações e convívios fraternos. Essas atividades proporcionaram oportunidades para conhecer novas culturas e celebrar a diversidade dos povos. O encerramento será marcado por uma Missa com estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), às 19h, na Igreja Matriz de Acarape (CE).

Dia Mundial do Refugiado

No dia 20 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado, ocorreu um Círculo de Construção de Paz na Casa do Migrante, no bairro Presidente Kennedy. Este evento, facilitado pela Secretaria de Direitos Humanos do Ceará, envolveu migrantes e refugiados acolhidos. Durante o círculo, os participantes compartilharam suas memórias, sentimentos e sonhos, fortalecendo assim a integração e o acolhimento.

Roda de Conversa no Dia do Refugiado – Foto: SPM

Irmã Idalina Pellegrini, religiosa scalabriniana e agente do SPM, destacou a importância deste momento: “Foi um momento de fortalecimento para prosseguir a jornada de integração nesta nova realidade e de acolhimento para quem realiza esta missão. Assim, celebramos o Dia da Pessoa Refugiada.”

Importância da Semana do Migrante

A Semana do Migrante é um momento significativo de conscientização e acolhimento ao migrante. Realizada anualmente na terceira semana de junho, em âmbito nacional, a iniciativa acompanha a temática da Campanha da Fraternidade, com foco na questão migratória.

A realização desta semana não apenas sensibiliza a população sobre as problemática das migrações, mas também celebra a diversidade cultural e promove a integração dos migrantes na sociedade brasileira, fortalecendo laços de solidariedade e respeito mútuo.

Texto: Thiago Ribeiro – Serviço de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza.