Seminário da Prainha completa 148 anos

Temos a honra de neste dia solene, 10 de outubro de 2012, celebrar os 148 ANOS da criação do SEMINÁRIO DA PRAINHA. Essa importante Instituição passou por um processo de mudança, mas a missão permanece sempre a mesma: cooperar com a verdade, formando o homem nos valores cristãos, éticos e morais. Confira resumidamente um pouco dessa história:

• Em 26 de outubro de 1839, Antônio Joaquim Batista de Castro, morador no Outeiro da Prainha, requereu uma licença à Câmara Municipal para que ele e outras pessoas pudessem construir uma capela de invocação a Nossa Senhora da Conceição.

• A primeira missa foi celebrada dia 8 de dezembro de 1841.

Bispo Dom Luís Antônio dos Santos, primeiro bispo de Fortaleza, procurou montar o seminário em setembro 1860 sob a invocação da Imaculada Conceição e São Vicente de Paulo.

• O Seminário foi inaugurado 10 de outubro de 1864.

• Os padres Lazaristas ficaram responsáveis pelo Seminário no período de 1864 a 1963. Os nomes que inicialmente recebeu foi: Seminário Episcopal do Ceará e Seminário Provincial da Prainha.

Em 2 de fevereiro de 1967, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Delgado, criou o Instituto de Ciências Religiosas (ICRE).

Em 1972 foi criada a Faculdade de Filosofia de Fortaleza (FAFIFOR), extinta alguns anos mais tarde.

Fundado em 26 de março de 1987, pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, o Instituto Teológico-Pastoral do Ceará (ITEP), exerceu juntamente com o ICRE a ação evangelizadora e formativa no âmbito filosófico e teológico.

Alguns membros do clero que realizaram seus estudos nesta casa de formação eclesiástica: Dom José Falcão, Padre Cícero, Dom Eugênio Sales e Dom Hélder Câmara.

Em 28 de agosto de 2009, o Arcebispo de Fortaleza e Chanceler, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, cria a Faculdade Católica de Fortaleza. No mesmo ano, 24 de dezembro, o Ministério da Educação/MEC sancionou a criação da FCF e declarou extintos o ITEP e o ICRE. Parabenizamos a todos que fizeram parte dessa história e aos que continuam construindo-a.

A Faculdade Católica de Fortaleza propõe-se à formação acadêmica e doutrinal dos futuros ministros ordenados, bem como dos demais agentes de pastoral leigos e leigas, de acordo com as indicações do Magistério da Igreja Católica.

A FCF oferece Cursos de: Bacharelado em Filosofia, Bacharelado em Teologia, Cursos de Extensão e Especialização na área Filosófica, Bíblica, Família e Espiritualidade.

FALE CONOSCO: (85) 3453-2150. Visite nossa página na WEB: WWW.catolicadefortaleza.edu.br – e-mail: [email protected]

Marcos de Aquino – Assessor de Comunicação da FCF.

Uma resposta

1. Boa noite!
    Prezados,
    primeiramente parabenizo por este veículo de comunicação. É e será sempre muito útil.

Gostaria de saber:
    1) O Seminário foi inaugurado em 10 de outubro de 1864 ou em 18 do mesmo mês e ano?

2) Tem como saber sobre os alunos ilustres que estudaram no Seminário da Prainha no Ceará Provincial de 1864-1891?

Gratidão!

Prof. Roberto