O evento celebra o jubileu de ouro da Justiça Federal no Ceará e da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza
Acontece hoje (10/11) o Seminário “Construindo pontes para a Justiça”, uma iniciativa da Justiça Federal no Ceará e da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza. O evento, que celebra os 50 anos das duas entidades, discute a importância do estabelecimento de um diálogo entre o Poder Judiciário e os movimentos populares, em torno de temas que são relevantes para a sociedade.
Segundo o juiz federal Leonardo Resende, um dos coordenadores do evento, o objetivo é estabelecer uma interlocução com as pessoas que vivenciam na pele a vulnerabilidade de seus direitos. “A ideia de que os juízes devem viver isolados da sociedade, trancados em seus gabinetes, está ultrapassada. A cidadania exige que o juiz interaja com a comunidade, ouça seus reclamos por direitos e cidadania, esteja sensível a seus dramas cotidianos, sem que para isso precise abrir mão de sua independência e imparcialidade na resolução dos casos”, afirma Resende.
O seminário será realizado no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, localizado na Rua Rodrigues Júnior, 300, Centro, e começará às 8h da manhã. A programação se inicia com uma palestra sobre “A Justiça Federal e sua responsabilidade social”, a ser proferida pelo juiz federal e diretor do foro da Seção Judiciária do Ceará, Bruno Carrá. Em seguida, três painéis debaterão os temas “O acesso à terra e à água como direito à vida”, “Economia solidária e marco regulatório: garantindo políticas públicas de geração de renda” e “Gestão de resíduos sólidos e a inclusão dos(as) catadores(as)”.
Confira abaixo a programação completa do Seminário “Construindo pontes para a Justiça: um diálogo entre juízes e movimentos populares”
Data: 10 de novembro de 2017
Local: Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”
Endereço: Rua Rodrigues Júnior, 300, Centro, Fortaleza/CE
PROGRAMAÇÃO
8h – Café da manhã
8h30 – Solenidade de abertura
9h – Palestra: “A Justiça Federal e sua responsabilidade social”
Palestrantes:
– Bruno Leonardo Câmara Carrá, juiz federal e diretor do foro da Seção Judiciária do Ceará
– Leonardo Resende Martins, juiz federal e coordenador do núcleo seccional da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe)
10h – 1º painel: “O acesso à terra e à água como direito à vida”
Painelistas:
– Diego Carvalho, geógrafo, professor da UECE – FAFIDAN
– Representante da Comunidade Lagamar do Cauípe
– Felipe Graziano da Silva Turini, juiz federal
11h45 – Intervalo para almoço
13h – 2º painel: “Economia solidária e marco regulatório: garantindo políticas públicas de geração de renda”
Painelistas:
– Isabel Cruz, assessora técnica da Cáritas Brasileira Regional Ceará
– Luciana Eugênio, membro da Associação das Mulheres em Ação
– Danilo Dias Vasconcelos de Almeida, juiz federal
14h45 – Intervalo para café
15h – 3º painel: “Gestão de resíduos sólidos e a inclusão dos(as) catadores(as)”
Painelistas:
– Allex Marques, administrador, assessor técnico da Cáritas Brasileira Regional Ceará e coordenador do Projeto Cataforte
– Cícero de Sousa, catador, presidente da Associação Raio de Sol, membro da diretoria da Rede de Catadores do Estado do Ceará e representante do Movimento Nacional de Catadores
– Maria Izabel Gomes Sant’Anna, juíza federal
16h45 – Solenidade de encerramento