No último final de semana, de 11 a 13, os três seminários arquidiocesanos, Propedêutico, Filosofia e teologia vivenciaram os seus retiros espirituais do semestre. O retiro é momento oportuno da graça de Deus na vida de um seminarista, pois o faz desenvolver sua dimensão espiritual e aprofundar as motivações vocacionais em sua vida.
O retiro no Seminário Propedêutico foi orientado pelo Padre Rafael Maria, da Comunidade Oásis da Paz e os jovens refletiram com o tema “… deixaram tudo e seguiram Jesus.” Já na casa de Filosofia, os seminaristas foram levados a pensar com o tema “Onde está o meu coração?”. Partindo dessa pergunta, os jovens foram levados a pensar e a rezar sobre o coração como local de acolhida de Deus. O pregador do retiro foi o Padre João Paulo Dantas, padre da Arquidiocese, mas que está como coordenador do curso de teologia da Faculdade Católica de Belém (PA).
No Seminário São José de Teologia, sob a orientação do Padre Acúrcio Barros, reitor do Seminário da Diocese de Crato, os seminaristas rezaram com o tema: O ser humano configurado a Cristo.
Em todos os seminários, os seminaristas foram levados a fortalecer suas motivações vocacionais e a confiar no auxílio divino em suas vidas. Reze pelos seminaristas, para que sejam padres segundo o Coração de Jesus!
Fonte: João Pedro/seminarista de Filosofia