Seminaristas assinam Termo de Celibato e fazem Juramento de Fé

Seminaristas que fizeram o juramento de fé e assinaram o termo do celibato – Foto: Iza Silva – Pascom Guanacés

A Missa de Assinatura do Termo de Celibato e Juramento de Fé ocorreu na manhã desta quinta-feira, 4 de julho, na Capela da Faculdade Católica de Fortaleza. A cerimônia foi presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, e concelebrada por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, juntamente com outros padres.

A celebração oficializa publicamente os votos de celibato e comprometimento com a fé dos participantes. Esse rito é uma prática comum na Igreja Católica, onde o celibato é um requisito para sacerdotes e outros membros do clero. Representa a entrega total ao serviço de Deus e à comunidade da Igreja, reforçando a importância do celibato e da fé na vida clerical.

Os seminaristas que fizeram parte do ato e que serão ordenados diáconos transitórios no próximo dia 13 de julho são:

• Éder Teixeira Lopes
  • Guilherme Hermínio Januário Batista
  • Luís Queiroz de Almeida Neto
  • Marcílio Lima dos Santos
  • Tiago dos Santos Alves

“A eucaristia de hoje, em que assumimos o Compromisso de Celibato, realizamos o Juramento de Fidelidade e a Profissão de Fé pública, é um passo importante em nossa caminhada vocacional para a configuração ao Cristo Servo de Deus. Este momento manifesta à Igreja nossa decisão livre e firme de seguir Aquele que nos chamou, permitindo que a vontade Dele prevaleça em nós”, pontua o seminarista Tiago Alves.

Significado do celibato

O celibato é considerado uma forma de vida que permite uma maior dedicação a Deus e ao serviço do Reino de Deus. Ele é visto como um meio de total entrega e disponibilidade para a missão e os trabalhos eclesiais.

Juramento de fé

Durante a cerimônia, os participantes fazem um juramento de fé, reafirmando seu compromisso de viver conforme os ensinamentos e doutrinas da Igreja Católica. Esse juramento é uma declaração de lealdade e fidelidade aos princípios da fé católica.

Galeria de imagens:

Fotos: Iza Silva – Pascom Guanacés.