Serva de Deus Serafina, o “Anjo da Transamazônica”

Com o reconhecimento assinado pelo Papa de suas virtudes irma_serafina400, a Serva de Deus Serafina, o “Anjo da Transamazônica”, pode ser já chamada “Venerável”, e sua beatificação aguarda somente a comprovação de um milagre. Nascida em Urucurituba, Amazonas, de pais italianos, ela estudou como professora e enfermeira. Ingressou na vida religiosa aos 33 anos, ao conhecer as Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo em Manaus. Durante 2 anos fez o Postulado, o Noviciado e a Profissão dos Votos Religiosos na cidade de Wichita, Estado de Kansas, EUA, recebendo o nome de Irmã Serafina. Retornou para Manaus em 1948, onde trabalhou arduamente para a construção do primeiro noviciado na Amazônia e primeiro Convento do Preciosíssimo Sangue.

Em 1971 Irmã Serafina foi enviada a Altamira, PA, sede da Prelazia do Xingu, onde viu o drama da miséria causada pela abertura da Estrada Transamazônica. Quando o hospital da cidade não dava conta de receber as gestantes e os enfermos vitimados pelas consequências da construção daquela obra, ela os acolhia.

A Vice-Postuladora e responsável desde 2006 no Brasil por sua causa de santidade é Irmã Marília Menezes, que trabalha em Belém. O Tribunal diocesano ouviu 52 testemunhas em Belém, Altamira, Manaus, Belo Horizonte e por via rogatória, nos Estados Unidos. Em 29 de setembro de 2003, foi concluída, em Manaus, a fase diocesana do Processo, e a documentação levada à Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano.

Fonte: Rádio Vaticano

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais