Foto: Pastoral dos Migrantes Fortaleza.
O encontro de avaliação realizado no dia 9 de novembro com os agentes da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza no Centro de Estudos Bíblicos (Cebi) foi um momento de reflexão e oração, com foco nas ações realizadas durante o ano de 2024 na missão de acolher, proteger, promover e integrar migrantes e refugiados. Esse trabalho é desenvolvido com a colaboração de diversos parceiros, incluindo os próprios migrantes, os agentes de pastoral, as irmãs Scalabrinianas, a Arquidiocese de Fortaleza e outras instituições.
O evento não apenas destacou a importância dessa missão, mas também reforçou os desafios que ainda precisam ser enfrentados, como a necessidade de uma maior incidência para garantir que os direitos humanos dos migrantes e refugiados sejam reconhecidos e respeitados. A gratidão foi expressa a todas as pessoas envolvidas nessa missão, que fazem com que ela aconteça de maneira concreta.
Foto: Pastoral dos Migrantes Fortaleza.
Reafirmamos o compromisso na missão da Igreja junto aos migrantes, como nos diz a carta de Papa Francisco por ocasião do dia mundial do Migrante e do Refugiado/2024. “Por isso o encontro com o migrante, bem como com cada irmão e irmã que passa necessidade, é também encontro com Cristo. Disse-o Ele próprio. É Ele faminto, sedento, estrangeiro, nu, doente, preso – que bate à nossa porta, pedindo para ser acolhido e assistido.”
E no sonho de São Scalabrini – “Fazer do mundo a Pátria da humanidade.”
Texto: Ir. Idalina Pellegrini – mscs