Serviço Pastoral dos Migrantes realiza encontro avaliativo das atividades pastorais de 2023

No dia 18 de novembro de 2023 aconteceu o encontro com os agentes da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, com a assessoria de Conceição Almeida, vice presidente da Cáritas arquidiocesana. O objetivo do encontro foi avaliar as ações feitas em 2023, estiveram presentes migrantes acolhidos e que também são agentes da pastoral e voluntários.

No início cada participante se expressou dizendo o que trazia para celebrar. Foi um momento de muita riqueza onde cada um socializou o que faz viva no dia a dia a missão, como no convite do Papa Francisco: ‘”Nunca afastes de algum pobre o teu olhar.” Cfe a carta da VII Jornada Mundial dos Pobres.

No centro do círculo esteve a árvore com as raízes da nossa  história, o tronco a missão e nas folhas as ações de acolher, proteger, promover e integrar migrantes e refugiados  Nosso olhar percorreu as 24 ações da pastoral,  fazendo os destaques do resultado de cada uma. Um dos destaques foi a I Festa dos Povos, momento artístico e cultural, em que aproximou os migrantes da comunidade, deu visibilidade aos saberes, a integração com outras culturas, ocupar o espaço da Universidade Estadual do Ceará e oportunidade de empregabilidade.

A manifestação de cada participante trouxe a missão viva as riquezas e desafios da travessia e chegadas dos migrantes. O Plano de Ação 2023 foi avaliado e percebemos que em 95% as ações foram realizadas e com isso nos mantém vivos e vivas na missão. Foram apresentadas as prioridades da  XI Assembleia Nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes, que se realizam nos serviços de formação, incidência e articulação. Eimily nos apresentou a devoção deste dia a Virgem Chiquimquira, devoção mariana dos venezuelanos.

No final com o gesto da bênção renovamos o compromisso de seguir na missão com o olhar de compaixão e amorosidade com cada irmão e irmã que chegam para o acolhimento.

Fonte: Irmã Idalina Pellegrini – Missionária Scalabriniana e da coordenação da Pastoral dos Migrantes

Uma resposta