Sinodalidade: UISG e USG lançam um chamado à Profecia da Esperança

Foto de arquivo: uma plenária da UISG, irmãs abraçando o mundo (Vatican Media)

De 22 a 24 de novembro, UISG E USG se reúnem na Casa de Espiritualidade “Fraterna Domus”. O evento, que contará com a presença de mais de 250 Superioras e Superiores Gerais, divididos igualmente entre religiosos e religiosas, é o primeiro encontro conjunto das duas Uniões e representa um momento de esperança e compromisso para a vida religiosa, oferecendo aos participantes a oportunidade de compartilhar ideias, discernir juntos e renovar seu compromisso de criar uma Igreja cada vez mais sinodal

Vatican News

“Sinodalidade. Um renovado chamado à profecia da esperança”. Esse é o tema do encontro residencial programado de 22 a 24 de novembro de 2023, na Casa de Espiritualidade “Fraterna Domus” em Sacrofano, nas proximidades de Roma, organizado pelos Conselhos Executivos da União Internacional das Superioras Gerais (UISG) e da União dos Superiores Gerais (USG).

Primeiro encontro conjunto das duas Uniões

O evento, que contará com a presença de mais de 250 Superioras e Superiores Gerais, divididos igualmente entre religiosos e religiosas, é o primeiro encontro conjunto das duas Uniões. É uma resposta ao desejo comum das Uniões de continuar caminhando juntas. As duas Uniões, não alheias a iniciativas conjuntas, intensificaram sua colaboração desde a reflexão on-line sobre a encíclica do Papa Francisco “Fratelli tutti”. Elas também deram uma contribuição conjunta para a primeira fase do processo sinodal de 2022.

Promover a sinodalidade como um estilo de vida

Durante este encontro de novembro, as Superioras e os Superiores Gerais abordarão os desafios da vida religiosa no mundo contemporâneo, concentrando-se na capacidade das comunidades religiosas de promover a sinodalidade como um estilo de vida e de serem portadoras proféticas de esperança no mundo de hoje.

A presidente da UISG

A irmã Mary T. Barron, superiora geral das Irmãs de Nossa Senhora dos Apóstolos e presidente da UISG, destacou a importância desse encontro, afirmando que “ele pode dar um novo impulso ao caminho sinodal em conjunto, ajudando-nos a imaginar novas possibilidades, chamando-nos a viver nossas responsabilidades, a continuar o caminho sinodal rumo a uma comunhão mais profunda, a uma participação mais ampla e a uma missão sempre mais frutífera com todos os membros da Igreja. As possibilidades são infinitas”.

O presidente da USG

O padre Arturo Marcelino Sosa, superior geral da Companhia de Jesus e presidente da USG, acrescentou: “Será um encontro conjunto que nos permitirá nos conhecermos pessoalmente, rezarmos juntos e nos abrirmos à graça que o Senhor deseja conceder à Igreja por meio de religiosos e religiosas”, e convidou os participantes a não perderem a oportunidade de “refletir juntos sobre a melhor forma de unir energias e recursos para servir à missão de Cristo”.

Momento de esperança e compromisso

O evento representa um momento de esperança e compromisso para a vida religiosa, oferecendo aos participantes a oportunidade de compartilhar ideias, discernir juntos e renovar seu compromisso de criar uma Igreja cada vez mais sinodal.

Fonte: Vatican News

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais