Superiora geral das religiosas Scalabrinianas visita Fortaleza

Irmã Neusa com migrantes / Foto: Pastoral dos Migrantes Fortaleza

A superiora geral da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, conhecidas por Scalabrinianas, irmã Neusa de Fátima Mariano que reside em Roma, Itália em visita de 24 a 28 de setembro a comunidade das irmãs, no bairro Parangaba visitou a Pastoral dos Migrantes na Arquidiocese de Fortaleza.

Além de conhecer as belezas da terra do sol, a religiosa realizou várias visitas e encontros para conhecer a missão da comunidade Scalabriniana que há 27 anos acontece nesta realidade e com a presença das irmãs Scalabrinianas. No encontro com agentes da pastoral ela falou: ” A pastoral dos migrantes nos desinstala, nos coloca em movimento ir ao encontro do outro (a). A dimensão de estar em movimento, onde Deus se revela no caminho no dia a dia da nossa história.”

Irmã Neusa se encontrou também com dom Julio César de Jesus (bispo auxiliar), Casa de Acolhimento Maria Mãe dos Migrantes na Providência, famílias de migrantes e Denise Bomtempo, pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Quem são as Scalabrinianas?

“A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas, foi fundada pelo bispo São João Batista Scalabrini, em Piacenza, aos 25 de outubro de 1895, e tem como cofundadores os irmãos: venerável Padre José Marchetti e a bem-aventurada  Assunta Marchetti.

O carisma congregacional nasceu na época da grande emigração italiana em direção às Américas, em fins do século XIX, como resposta sociopastoral concretizada através de Instituições de caráter religioso. Essas continuam no tempo através dos ‘herdeiros do carisma’ de São João Batista Scalabrini: os Missionários de São Carlos Borromeo e as Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo. Mais recentemente surgiram as Missionárias Seculares Scalabrinianas, que, também, tem no bispo Scalabrini a inspiração para sua fundação e desfrutam do mesmo carisma; há também o Movimento dos Leigos Missionários Scalabrinianos.

Com o passar do tempo, recuperou-se o valor profundo de alguns elementos presentes na história, como a palavra latina “Humilitas”, elemento determinante na vida do Fundador, o qual por sua vez, a havia recebido de São Carlos Borromeo, o patrono, por ele escolhido, para as Congregações. A partir deste Brasão, as Scalabrinianas apreendem a ser  humildes servas, zelosas irmãs dos migrantes e refugiados”. (site da instituição)

Galeria de imagens:

Texto: irmã Idalina Pellegrini / Fotos: Pastoral dos Migrantes Fortaleza