Os católicos são chamados a escutar a Palavra do Senhor, a rezar, a arrepender-se e a reconciliar-se com Deus e com seu próximo, ressalta dom Dat, da Diocese de Bac Ninh, escrevendo aos fiéis em sua carta pastoral: “Mais do que nunca, a Quaresma é uma oportunidade propícia para os cristãos renunciarem seu ego, escutando e meditando a Palavra de Deus, jejuando e realizando obras de caridade”, deixando “morrer o homem velho para ressurgir junto com Cristo e anunciar a Boa Nova da sua ressurreição”
Vatican News
Os fiéis católicos do Vietnã estão vivendo uma Quaresma repleta de liturgias, encontros e atividades sociais. De fato, quase todas as províncias e cidades do Vietnã levantaram suas restrições de distanciamento social contra a pandemia da Covid-19 pouco antes do período quaresmal. Como resultado, os batizados podem viajar livremente e se reunir nas igrejas com grande alegria.
Todas as dioceses do país revogaram a missa online diária, instando os paroquianos a participar das Liturgias com presença física nas igrejas. Apenas uma missa on-line aos domingos, na Catedral de cada diocese, é reservada aos doentes e idosos que não podem ir à igreja.
A retomada das atividades da vida cristã “em presença” foi calorosamente acolhida pelos fiéis de todo o país, que participam numerosos das celebrações. Nos últimos dias, católicos de todo o Vietnã jejuaram e rezaram, especialmente em comunhão com a Igreja no mundo inteiro, invocando a paz para a Ucrânia.
Quaresma, tempo apropriado para a conversão
A oração dos católicos vietnamitas pela Ucrânia
Expressando profunda alegria por ver as igrejas lotadas de fiéis, o bispo Alphonso Nguyen Huu Long, que dirige a Diocese de Vinh, escreveu em sua carta pastoral para a Quaresma:
“A pandemia da Covid-19 tem assolado terrivelmente o mundo nos últimos dois anos, causando enormes danos, ameaçando até mesmo a comunhão do homem com Deus e entre os próprios seres humanos. Os fiéis já de há muito têm sido impedidos de ter acesso aos sacramentos, especialmente à Eucaristia. Devemos estar vigilantes para evitar cair novamente em uma situação semelhante. Além disso, a pandemia da Covid-19 fez com que as pessoas tivessem medo de serem infectadas, de modo a desconfiar umas das outras: isto as tornou indiferentes umas às outras, fazendo-as perder a comunhão e o afeto recíprocos.”
A Quaresma, continua ele, “é um tempo apropriado para a conversão, o que significa retornar a nosso Senhor e renovar nossa relação íntima com Deus”.
Arrepender-se, reconciliar-se com Deus e com o próximo
Os católicos são chamados a escutar a Palavra do Senhor, a rezar, a arrepender-se e a reconciliar-se com Deus e com seu próximo, ressaltou o bispo Cosma Dat, da Diocese de Bac Ninh, escrevendo aos fiéis em sua carta pastoral:
“Mais do que nunca, a Quaresma é uma oportunidade propícia para os cristãos renunciarem seu ego, escutando e meditando a Palavra de Deus, jejuando e realizando obras de caridade”, deixando “morrer o homem velho para ressurgir junto com Cristo e anunciar a Boa Nova de sua ressurreição.”
Testemunhar fervorosamente Jesus Cristo no mundo de hoje
Vietnã. Oração, jejum, caridade: a missão em tempo de pandemia
Em sua Carta pastoral ao Povo de Deus, o novo bispo Dominic Hoang Minh Tien, que recentemente tomou posse na Diocese de Hung Hoa, escreveu:
“Todos os fiéis são chamados à missão de testemunhar fervorosamente Jesus Cristo no mundo de hoje, construindo uma comunidade firme na fé, fervorosa na liturgia, solícita no amor e nas obras de caridade, uma comunidade apaixonada pela evangelização”. E continuou: “Para cumprir esta missão, cada um de nós precisa renovar a própria vida, santificar a si mesmo, a própria família e sua paróquia. Durante este tempo santo da Quaresma, é necessário manter a hora da oração familiar, a hora da catequese, as obras de caridade, a Eucaristia diária.”
(com Fides)
Fonte: Vatican News