“Vocês não estão esquecidos por nós”, diz arcebispo a pessoas em situação de rua

Na manhã desta sexta-feira, 30 de agosto, o subsolo da Catedral Metropolitana de Fortaleza recebeu o “Ato pela Vida e pela Dignidade da Pessoa em Situação de Rua”, uma iniciativa que visa oferecer acolhimento, cuidados e orientação para a população em situação de rua da capital cearense. O evento foi realizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com a Catedral Metropolitana, Pilar da Caridade, Centro de Defesa e Promoção da Dignidade Humana, Obra Lumen, Projeto Shalom Amigo dos Pobres, Cruz da Vida, e Pastoral do Povo de Rua e Pastoral do Idoso.

Arquidiocese de Fortaleza tem trabalho continuo com pessoas em situação de rua. Foto: Catedral / divulgação

O ato contou com uma programação diversa, focada na assistência social, saúde e orientação jurídica. As atividades começaram com um momento de acolhimento seguido por uma reflexão sobre os valores cristãos de partilha e solidariedade, concedida pelo pároco da Catedral, padre Clairton Alexandrino de Oliveira. Padre Francisco do Carmo Bezerra também esteve presente, reforçando a mensagem de amor ao próximo.

Acolhimento é o primeiro e mais importante passo no trabalho com os irmãos de rua. Foto: Catedral / divulgação

A partir das 9h, foram oferecidos atendimentos de saúde pela organização Cruz da Vida, assistência social pelo Centro POP, e orientação jurídica pelo Ministério Público do Ceará e pela OAB Ceará. Estes serviços foram fundamentais para esclarecer questões sobre Direitos Fundamentais, documentação e acesso à Justiça, oferecendo apoio direto àqueles que mais precisam.

Dom Gregório Paixão, OSB fala ao público presente ao Ato.

Presente no evento, o arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB, fez questão de destacar a importância do trabalho contínuo da Arquidiocese no atendimento às pessoas em situação de rua. Em sua fala, Dom Gregório enfatizou: “A casa de Deus é a casa de todos. Queremos abraçar todos vocês. Aqui em nossa Arquidiocese, temos muitos trabalhos sociais desenvolvidos, alguns deles pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos. Uma das coisas mais tristes em nossa sociedade – e o papa Francisco fala sobre isso – é o grande número de pessoas invisíveis, não poucas vezes os mais necessitados. Queremos dizer para vocês que vocês são vistos. Queremos colaborar para que cada vez mais tenham uma vida mais digna, afinal de contas, Nosso Senhor Jesus Cristo disse que veio para que tenham vida e vida em abundância. Esta não é apenas uma ação de um dia, porque nossa Arquidiocese tem muitas iniciativas para que vocês tenham acolhimento e a ajuda necessária. Contem sempre conosco.”

O evento reforçou o compromisso da Arquidiocese de Fortaleza e das demais instituições envolvidas em promover a dignidade da população em situação de rua, assegurando que essas ações sejam contínuas e acessíveis a todos que necessitam.