X Encontro Arquidiocesano 2023 da Pastoral Familiar: Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial

A Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar promove o aguardado X Encontro Arquidiocesano de 2023, com um enfoque especial nos Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial no dia 7 de outubro, das 14h às 17h, no auditório central da Faculdade Católica de Fortaleza.

O evento terá como temática as “Orientações Pastorais para as Igrejas Particulares, expedidas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida” e assessorado por dom Júlio César Souza de Jesus, bispo auxiliar de Fortaleza.  Estão convidados padres, agentes pastorais, movimentos e serviços dedicados à promoção da família.

Sobre os Intinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida desenvolveu um valioso documento que oferece uma nova perspectiva e metodologia para a preparação ao sacramento do Matrimônio e para a vida conjugal. O livro “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial” é uma iniciativa no contexto do Ano “Família Amoris Laetitia” e responde ao desejo do Santo Padre de introduzir novos métodos na preparação ao sacramento do Matrimônio.

“Trata-se de uma ferramenta pastoral que segue uma indicação que tenho expressado repetidamente, ou seja, ‘a necessidade de um ‘novo catecumenato’ em preparação para o matrimônio’; com feito, ‘é urgente atuar concretamente aquilo que já foi proposto na Familiaris consortio (cf. n. 66), ou seja, que assim como para o batismo dos adultos o catecumenato faz parte do processo sacramental, também a preparação para o matrimônio se torne uma parte integrante de todo o procedimento sacramental do casamento, como antídoto que impede o multiplicar-se de celebrações matrimoniais nulas ou então inconsistentes'”, explicou o Papa Francisco no prefácio do livro.

Mais informações: Casal Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Familiar: Ednardo: (85) 99697-9871  e Marluce: (85) 98878-2802.

Fonte: Pastoral Familiar Arquidiocesana